segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Buracos Negros

Buracos negros são resultado da explosão de uma estrela supergigante (uma estrela 10 vezes mais massiva que o Sol).

A explosão deixa um resíduo compacto demais até para uma estrela. Quando isso acontece, a estrela desaparece completamente, transformando-se em um buraco negro.

O núcleo fica tão comprimido nesse espaço diminuto que a força da gravidade tranca tudo á sua volta, impedindo até a luz de escapar.

Os buracos negros não podem ser vistos, mas sua presença pode ser detectada porque eles engolem a matéria circundante. A matéria forma espirais em torno do buraco negro, criando um disco tão quente que emite raios-X, que podem ser detectados por sondas espaciais.

A medida que se aproxima de um buraco negro, começa a sentir que a força da gravidade vai ficando maior. Quanto mais se aproximar, tanto maior será a velocidade que irá precisar para escapar de suas garras poderosas.

Se você fizesse a bobagem de entrar na barreira escura conhecida como "horizonte de evento", nunca mais sairia dali. E se você fosse realmente temerário e se aventurasse em qualquer ponto perto do centro, seria sugado do mundo dos vivos!



(Astronomia, O estudo do Universo, pág. 24)















Concepção artística retratando um buraco negro
distorcendo o espaço ao redor.

4 comentários:

  1. Sou agora mais um dos seguidores do seu blog. Sou prof. de matemática, mas, gosto demais dos assuntos de astronomia.
    Tenho uma teoria, não de hoje, que um BN é um vórtice espacial, guardando analogia com os vórtices daquí da Terra, por exemplo: um tornado, além do que... O buraco branco (BB) faz parte desse conjunto. Podemos discutir isso,depois? Tenho um blog em: www.matemagicasenumeros.blogspot.com Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Muito obrigada por seguir o blog, estarei seguindo o seu também, que inclusive dei uma olhada, é MUITO bom, e vou adicioná-lo nos meus links favoritos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. eu gosteu muito,aprende um polco mais sobre o sistema solar, meu nome é mateus.

    ResponderExcluir
  4. adorei virei seguidora de carteirinha do blog. paloma

    ResponderExcluir