sábado, 15 de janeiro de 2011

Imagem indica solo mole como lama no planeta Marte





A administração do projeto HiRise - do governo dos Estados Unidos e da Universidade do Arizona - divulgou uma imagem em alta resolução de uma incomum cratera com solo mole em Marte.

Segundo os astrônomos, a cratera faz parte de um grupo que tem o solo parecido com lama.


Os cientistas afirmam que essa e outras crateras parecidas no planeta são formadas geralmente por causa do gelo que existe no solo e que é derretido pelo impacto de um meteorito, produzindo a grande quantidade de lama.


De acordo com os astrônomos, essa cratera é um pouco diferente das demais, já que parte do líquido parece ter evaporado.


Além disso, há partes do solo mais próximas à superfície que se mantêm firmes - associadas a grandes rochas -, enquanto as mais profundas estão moles.


Os astrônomos acreditam que existia uma grossa camada de gelo protegida por uma fina camada de rochas acima dela.


Quando o meteorito atingiu o local, ele teria perfurado a camada de rochas e evaporado parte da água no subsolo, o que explicaria a presença dos dois tipos de solo em níveis diferentes.

Um comentário:

  1. Olá, Bianca!
    Mais uma das fotos do solo marciano que nos faz pensar, que o planeta vermelho nos reserva muitas outras surpresas sobre as características do seu solo. O pessoal da ficção científica, os cineastas, por exemplo... já podem aproveitarem a deixa e mandar ver nas produções tipo: "como escapei das armadilhas do pantanal marciano"... rsrsrsrs!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir