sábado, 19 de novembro de 2011

Lua de Júpiter pode ter oceano de água

Em um artigo histórico na revista “Nature”, cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins afirmam ter encontrado evidências de um grande lago abaixo da superfície de Europa, uma das luas galileanas de Júpiter.






Ainda analisando os dados da Galileo é que a equipe de Britney Schmidt, da Universidade do Texas, parece ter descoberto um mecanismo de fragmentação da crosta de gelo. Isso é de fundamental importância, pois como um lago coberto por uma grossa camada de gelo poderia receber substâncias da superfície que poderiam atuar até mesmo como nutrientes? Se o gelo for muito grosso e não se partir, o lago seria um sistema fechado, sem que material externo pudesse entrar.
A equipe liderada por Schmidt se concentrou em duas regiões circulares em uma imagem da Galileo, que são muito semelhantes a regiões congeladas em glaciares terrestres. Com base na observação da quebra da capa de gelo nessas regiões, a equipe de astrônomos desenvolveu um mecanismo semelhante para Europa.
Composta por quatro etapas, essa teoria prevê não apenas que o gelo se parta, mas mostra também como o material da superfície pode se misturar vigorosamente com o lago abaixo da superfície. Isso garantiria que o lago pudesse receber nutrientes vindo de fora facilitando a presença de vida.


Fontehttp://g1.globo.com/platb/observatoriog1/2011/11/17/quebrando-o-gelo-europeu/

2 comentários:

  1. Olá, Bianca!
    Que bom que está retornando às postagens! Eu já estava com saudades! Uns amigos meus, viram a minha lista dos blogs que eu sigo e sugeriram que eu retirasse o seu blog da minha lista, mas, eu disse... NÂO! Sabia que você iria voltar e voltou! Agora, para maior satisfação nossa, esperamos que não se ausente tanto assim, continue a postar! Certo?
    No meu blog em: http://matemagicasenumeros.blogspot.com/p/penso-logo-invento.html
    eu publiquei com o título... "Minha teoria sobre os buracos negros" o que penso, ou que já pensava a muito tempo, a respeito desses objetos tão polêmicos. Gostaria que fizesse uma leitura do texto e se possível, em seguida me escrevesse dizendo o que achou.

    Esperando que, possa ler mais coisas boas, assim como essa noticia aqui, que você publique no seu blog legal, me despeço com um... até breve!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Desculpe a demora a postar, tive uns contratempos haha. Prometo que não pararei e sim, vou ler o seu post! Obrigada por continuar seguindo! Abraço!

    ResponderExcluir