terça-feira, 7 de agosto de 2012

Curiosity chega à Marte!


Cientistas da agência espacial americana classificaram descida de "milagre da engenharia". Veja o vídeo com as primeiras imagens coloridas do planeta vermelho.

O vídeo feito em stop-motion com 297 fotos mostra os últimos dois minutos e meio da descida do jipe robô Curiosity para a superfície de Marte. As imagens captadas pelo Curiosity Mars Descent Imager (MARDI) são as primeiras em cores e  mostram o que os cientistas da Nasa qualificaram nesta segunda-feira (6) de "milagre de engenharia".

O Curiosity também enviou a primeira foto colorida da cratera Gale, local onde ele pousou. O jipe-robô tirou a foto com a câmara de seu braço robótico. Na imagem, a paisagem parece poeirenta, pois a câmara estava coberta de poeira da descida. Desde seu pouso, Curiosity já enviou várias imagens em preto e branco das cercanias onde está, incluindo a de uma montanha.
O jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, realizou uma complexa e arriscada operação para entrar na atmosfera marciana e pousar no local escolhido, na madrugada de segunda-feira (hora de Brasília), para alívio e alegria de cientistas e engenheiros da Nasa.

Um comentário:

  1. Olá, Bianca!!!!
    Muito bem, para a NASA e você que também, chega junto, com a notícia desse acontecimento histórico da humanidade, que está sedenta em obter a verdade sobre os "mistérios" na Terra e fora dela, a exemplo desse feito aqui!!!! O Curiosity, não é mais curioso do que eu, em saber das coisas que aconteceram e ainda acontecem em Marte!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir