segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Efeito Doppler: O que é?

Efeito Doppler


efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. 

Um exemplo típico do efeito Doppler é o caso de uma ambulância com a sirene ligada quando ela se aproxima ou se afasta de um observador. Quando ela se aproxima do observador o som é mais agudo e quando ele se afasta o som é mais grave. Esse é um fenômeno característico de qualquer propagação ondulatória, e ele é muito mais presente no cotidiano do que pensamos. 
O Efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade de objetos através de ondas que são emitidas por aparelhos baseados em radiofrequência ou lasers como, por exemplo, os radares. Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes em relação ao planeta Terra. E na medicina o efeito doppler é utilizado nos exames de ecocardiograma para medir a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco. 

O efeito Doppler não ocorre somente com o som. Como foi dito, esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda. Dessa forma, podemos observar o efeito Doppler com a luz, que também é uma onda. Para esse caso, o fenômeno do efeito Doppler se manifesta na mudança de cor que é percebida pelo observador, uma pessoa, por exemplo, que se aproxima de um sinal de trânsito que está vermelho, percebe a coloração vermelha mais intensa se ela estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando a pessoa está em movimento. Para o caso da luz, ao se afastar, a coloração sofrerá um desvio para o vermelho (frequência de ondas menor) e ao se aproximar, sofrerá um desvio para o azul (frequência de ondas maior).
Fonte: 
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. Olá, Bianca!!!!

    Como está??? Espero que... muito bem e mais animada para tocar as postagens desse seu belo blog!!!!
    Você parece o cometa Haley que não aparece todo o dia, mas, quando se faz aparecer, desperta em nós sentimentos de admiração, beleza e curiosidades!!!!

    Parabéns, perla útil postagem sobre o Efeito Doppler!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Eu estou bem, e você como está??

    Pois é, tive uns contratempos, estava estudando para o ENEM e para a escola e tive que me afastar um pouco da internet...mas agora voltei!

    Obrigada por acompanhar meu blog e continuar seguindo-o mesmo com minhas ''demoras'' à postar hahah

    Abraço!!

    ResponderExcluir