domingo, 13 de janeiro de 2013

A cor das plantas em outros mundos

  As plantas não necessariamente podem ser apenas verdes, mas também azuis, vermelhas e até mesmo negras. O que define o tipo de vida em um planeta é sua estrela.
  Estrelas tipo M (anãs-vermelhas) são fracas, portanto as plantas talvez precisem ser negras para absorver toda a luz disponível. Já estrelas M jovens queimariam a superfície do planeta com explosões ultravioleta, assim todos os organismos devem ser aquáticos. Planetas que orbitam estrelas de classe F recebem muita luz, por isso, as plantas tendem a ser azuis, já que refletem muito mais. Nosso Sol é o tipo G.



  Luz de qualquer cor, do violeta ao infravermelho próximo, poderia fornecer energia para a fotossíntese. Ao redor de estrelas mais quentes e azuis que o nosso Sol as plantas tenderão a absorver a luz azul e poderiam variar desde verde, passando por amarelo até vermelho. Em torno de estrelas mais frias, como anãs-vermelhas, os planetas receberiam menos luz visível, portanto as plantas deveriam absorver tanto a luz quanto possível e seriam negras.

Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário