quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Terra NÃO é redonda!

Nos tempos antigos (bem antigos) pensava-se que a Terra era quadrada. Outros supunham que era plana e havia um limite, onde os barcos ''sumiam'' no horizonte do oceano. Mas com o tempo, com muito estudo e dedicação, pesquisas realizadas, descobriu-se que a Terra é uma esfera. Até aí, tudo tranquilo. Mas e se eu disser que a Terra NÃO é uma esfera? Pois exatamente.
A Terra, ao contrário do que muitos pensaram por séculos, não é uma esfera perfeita, e sim um ESFERÓIDE OBLATO. Não sabe o que é isso? Explicarei.
Devido sua rotação, a Terra tem um formato ligeiramente esmagado nos pólos e alongado no equador. Mais ou menos assim:
 

Outro assunto interessante de se discutir: dados recentes obtidos pela ESA (Agência Espacial Europeia) revelaram pontos de gravidade na Terra. Foram doze meses de estudo intenso e o resultado é assustador.
O geoide no vídeo abaixo é a demonstração da atuação da gravidade no planeta, alterando seu formato aparente ao influenciar o nível do mar, etc. Isso demonstra como seria o formato do planeta se ele fosse todo constituído de fluídos, de modo que a gravidade fosse a única determinante para seu formato espacial. Quanto maior a gravidade do local, mais alta a representação e mais avermelhada a coloração da região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário