terça-feira, 12 de março de 2013

NASA encontra condições favoráveis à vida microbiana em Marte!

Imagem do buraco cavado pela Curiosity, divulgada pela NASA . Foto: Nasa

O jipe-robô Curiosity fez uma super descoberta: ao perfurar uma rocha marciana e fazer sua análise química, confirmou que a superfície do planeta possui minerais e água em quantidade suficiente para abrigar vida microbiana.
A missão já pode ser considerada um sucesso: antes mesmo de chegar ao Monte Sharp (seu objetivo), o jipe-robô fez a grande descoberta sobre o solo marciano.
Entre os elementos descobertos em uma rocha, estão nitrogênio (N²), oxigênio (O²), hidrogênio (H²), fósforo (P), enxofre (S) e carbono (C), todos os ''ingredientes'' vitais para o desenvolvimento de vida bacteriana e outros organismos. Além de tudo isso, as rochas também continham argila, o que significa que foram formadas em um ambiente aquoso, com pH neutro e quantidades ideais de sais.
John Grotzinger, diretor da missão Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA afirma: ''Encontramos um ambiente tão benigno e propício à vida que se esta água estivesse disponível, alguém que estivesse em Marte poderia bebê-la."
No entanto, a análise não chegou a confirmar a existência de compostos orgânicos imprescindíveis para a vida tal qual a conhecemos aqui na Terra. Mas os cientistas têm esperança de resolver essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário