Sistema Solar

  O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto de corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas e outros milhares de objetos de menor dimensão entre os quais estão os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, cometas etc).
  Ainda não se sabe exatamente como o Sistema Solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
  O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de ºC, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que acabaram de se formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.
  Os planetas principais que atualmente orbitam o Sol são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  Até 2006 considerava-se Plutão como um dos planetas principais. Hoje, Plutão, Ceres, Éris, Makemake, Haumea e Sedna são considerados todos planetas anões.