Urano

  Urano, o planeta azul-claro, é o sétimo a partir do Sol. Quase tudo que sabemos dele veio da única sonda a visitá-lo, Voyager 2. Como está inclinado de lado, seu sistema de anéis e sua família de satélites parecem cercá-lo de cima para baixo. É o terceiro maior planeta, e tem cerca de 4 vezes o diâmetro da Terra e 63 vezes seu volume. É feito, contudo, de apenas 14,5 vezes a massa de nosso planeta, sendo seu material, portanto, menos denso que o da Terra. Sob sua atmosfera gasosa, há uma profunda camada de gelos de água, metano e amônia.
  O eixo de rotação de Urano está tão inclinado (98 graus) em relação à vertical que está quase no plano de sua órbita. Um choque com um corpo do tamanho de um planeta no passado remoto deve ter posto Urano nessa posição. Urano tem um diâmetro de 51.118 km. Sua distância do Sol é de 2,87 bilhões km. Período orbital: 84 anos terrestres. Período de rotação: 17,24 horas. Sua temperatura na coberta de nuvens é cerca de -214 graus.
  Possui 27 satélites, sendo que 11, separados por lacunas, envolvem Urano. Os principais são Ariel, Umbriel, Oberon, Titânia e Miranda.